segunda-feira, 22 de maio de 2017

4º BPM ministra palestra sobre “Prevenção ao uso de drogas e redução de danos” para alunos do Curso Técnico de Enfermagem e Ensino Médio em Alvorada

(4º BPM – GURUPI) – Na noite desta quarta-feira, 17, atendendo solicitação da coordenadora do Curso Técnico de Enfermagem, professora Maisa, a 2ª Companhia da Polícia Militar sediada em Alvorada - TO, por intermédio do seu comandante, Cap PM Aderaldo Nunes Potêncio, ministrou palestra com a temática: Prevenção do uso de drogas e redução de danos. O evento aconteceu durante a realização de um projeto elaborado pela coordenação do curso em alusão à semana da enfermagem, comemorada no período de 12 a 20 de maio.
Na ocasião, a diretora do Colégio Estadual de Alvorada, professora Maria do Socorro Souza e a professora Maisa fizeram uso da palavra, tendo ambas falado sobre o projeto, bem como a parceria com a Polícia Militar sobre as ações preventivas ora realizadas com a instituição.
A abordagem temática teve como alvo principal a família, levando em consideração os seus aspectos através dos tempos, os seus desafios na contemporaneidade, o seu papel na prevenção ao uso de drogas e a sua participação no tratamento dos dependentes químicos, dentre outros.
De acordo com as explanações, o palestrante deixou evidente, que a família detém o papel preponderante na prevenção do uso e abuso de drogas e na promoção da resiliência para crianças e adolescentes. De acordo com ele, a família constitui tanto um fator de risco, quanto de proteção para os filhos.
Será de risco, na medida em que os pais abusarem de drogas seja elas lícitas ou não;  ou quando lhes faltarem autoridade, envolvimento afetivo,  além da influência de outros fatores macrossociais associados a fatores de risco que, em um ciclo continuo, predispõem crianças e jovens à desfiliação, e o abuso de drogas faz parte da trajetória para a marginalidade e a exclusão social.
Todavia, o oficial defendeu em sua palestra, que a família constituirá um fator de proteção na medida em que os pais mantiverem fortalecidos os vínculos que os unem aos filhos, especialmente o envolvimento materno, além da manutenção da disciplina, estabelecimento de limites, educando e protegendo os filhos.
Outro aspecto importante da palestra defendido pelo Capitão, se referente à resiliência, termo utilizado na física, mas atualmente aplicado nas ciências da saúde. Diz respeito ao processo e à capacidade de adaptação bem sucedida de uma pessoa em circunstâncias desafiadoras e ameaçadoras [resistência ao choque]. Segundo explicou, a adolescência é definida como um período tempestuoso e turbulento, ressaltando principalmente os aspectos negativos e pejorativos dessa fase, conforme conceitua o psicológico Stanley Hall.
Nesse aspecto, os jovens e adolescentes foram orientados acerca desses fatores e como devem se comportar nesse período crítico de suas vidas.
Ainda conforme observou, compete aos pais promoverem a proximidade,  o diálogo,  a orientação e acompanhamento dos filhos nesse período,  a fim de que os seus impulsos internos e estímulos externos não os exponham a situações de risco, dentre eles o uso de drogas e a criminalidade.
Em sua conclusão, o palestrante destacou que mais importante do que o cuidado e proteção dos pais aos filhos e decisão livre e consciente destes, é a garantia da liberdade, da saúde e da vida de cada indivíduo, ao optar por não fazer uso de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!
Não serão permitidos comentários de qualquer natureza com apoio ao racismo, discriminação ou apologia a crime previsto em leis nacionais ou internacionais.
Se a finalidade do seu comentário é fazer qualquer tipo de denúncia, use a página "Contato e Denúncias".