Área de abrangência, circunscrição e fronteiras do 4º BPM


Abrangência - O Batalhão Javaés é responsável por 17 municípios e abrange uma área de 50.724,5 km² e uma população estimada em 155.343 habitantes.

 Fronteiras - A região do 4º BPM faz fronteira com o Estado de Goiás, além do acesso às cidades de Palmas, e demais cidades e estados federativos, estando às margens da rodovia Belém –Brasília (BR -153) e (BR 242). Por estas e outras razões, Gurupi é considerada uma das mais importantes cidades da região sul do Estado do Tocantins.
 Área de circunscrição -Localizada na região sul do Estado, o 4º BPM está distante da Capital 252 quilômetros via BR 153 via TO 255 (Porto Nacional) ou TO 080 (Paraíso) e 202 quilômetros via TO 070 (Brejinho de Nazaré). Dentro da área de circunscrição do 4º BPM estão três Companhias, oito pelotões, nove destacamentos e seis sub - destacamentos. As companhias estão distribuídas nas cidades de Gurupi, Alvorada e Formoso do Araguaia.

1ª COMPANHIA – sede no Batalhão na cidade de Gurupi, sob o comando do Capitão QOAPM Antônio Artídero Soares Lemos, com um efetivo de 145 (cento e quarenta e cinco) policiais militares, distribuídos nas diversas frentes de serviço, e ainda, um efetivo de 59 (cinqüenta e nove) policiais militares distribuídos nos destacamentos, pelotões e sub - destacamentos:
 -1º e 2º Pelotão – Sede; - Destacamento Cariri do Tocantins - TO; - Destacamento Sucupira – TO.
-3º Pelotão – Peixe;-Destacamento – São Valério; -Sub - Destacamento – Vila São Miguel;- Sub - Destacamento – Vila Quixaba;
- 4º Pelotão– Aliança do Tocantins – TO.- Destacamento - Dueré - TO;- Destacamento - Crixás – TO;- Sub - Destacamento - Capão do Coco.

 2ª COMPANHIA – sede na cidade de Alvorada – TO, sob o comando do 1º TEN QOAPM Juraci Batista Celestino, com um efetivo de 72 (setenta e dois) policiais militares distribuídos nos Pelotões, destacamentos e sub - destacamentos:
- 1º Pelotão - sede Alvorada – TO;- Destacamento Figueirópolis - TO;
-2º Pelotão – Palmerópolis – TO.- Destacamento São Salvador – TO;- Destacamento Jaú do Tocantins – TO;- Sub - Destacamento Novo Horizonte;- Sub - Destacamento Retiro.
- 3º Pelotão – Talismã – TO.

3ª COMPANHIA - sede na cidade de Formoso do Araguaia – TO, sob o comando do 1ºTEN QOPM Vinícius Dourado Moreira Lima, com um efetivo de 61 (sessenta e um) policiais militares distribuídos entre os pelotões, destacamentos e sub - destacamentos:
- 1º Pelotão – sede;
- 2º Pelotão – Araguaçu - T0;- Destacamento - Sandolândia – TO;- Sub - Destacamento – Dorilândia – TO.