Histórico

Em 15 de fevereiro de 1975 quando a cidade de Gurupi ainda pertencia ao Estado de Goiás foi criada a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM), e teve como seu primeiro comandante o Major PM Álvaro Alves Júnior o qual permaneceu no comando até outubro de 1976.
Com o crescimento da região e a criação do Estado do Tocantins em 1989, a 4ª CIPM tornou-se o 4º Batalhão de Polícia Militar do Tocantins, denominado Batalhão Javaés.
CLIQUE AQUI e veja a Galeria de Fotos Históricas do 4ºBPM
Hoje o Batalhão é responsável por 17 municípios e abrange uma área de mais de 50 mil Km2, com uma população estimada em  169.418 habitantes (Censo/2013).
Para cumprir sua missão o Batalhão conta com um efetivo de 259 Policiais Militares nos quadros de Oficiais e Praças. Empregados no serviço administrativo e operacional nas diversas modalidades de policiamento, como a Patrulha Bancária (PABAN), Rádio Patrulha, Patrulha Escolar, Fórum,  Postos Fiscais de Talismã e Duas Cabeceiras, Fisco Volante. A Unidade dispõe ainda, de um Pelotão da Força Tática que é empregada no apoio ao serviço de policiamento ordinário e principalmente no atendimento de ocorrências de média complexidade.
O 4º BPM ainda dispõe do efetivo de 05 policiais do quadro de músicos, remanescentes da Banda de Música [autalmente desativada], que enquanto esteve ativa, abrilhantou as solenidades desta Unidade e demais eventos na cidade com realização de projetos musicais durante todo ano, dentre eles o Natal Cultural e o Encontro de Bandas e Fanfarras.
O Batalhão conta também com profissionais da área médica, religiosa e social, que atende o público interno e desenvolve projetos como: Amigo da Família e trabalhos em grupo, realiza palestras em escolas públicas Estaduais e Municipais, sobre os temas de Trânsito e Drogas, sendo esta última temática desenvolvida com maior ênfase pela equipe de profissionais do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD.
O serviço de Capelania do 4º BPM é composto pelas Capelanias Católica e Evangélica, que prestam assistência religiosa aos militares e família. Atualmente, a Capelania Evangélica é desenvolvida voluntariamente pelo tenente-coronel R/R José Maria Soares de Carvalho. Já a Católica tem como assitente religioso o Pe. Luiz Antônio Guimarães.