Projetos Sociais

Escolinha de Futebol da Unidade durante solenidade
O 4º Batalhão de Polícia Militar, numa visão estratégica, programou ações como: Palestras de cunho Psicossocial, Palestras de conforto espiritual e ensino religioso, bem como projetos muscais. Dentre o público escolar e a comunidade há uma necessidade premente que seja desenvolvida em seu seio mecanismos para o enfrentamento de problemas urbanos e rurais que dizem respeito à vida em sociedade, tais como, violência, saúde pública, incluído DST/AIDS, cidadania, trânsito seguro, drogas, dependências químicas e fisiológicas, acidentes domésticos, civismo, racismo, direitos do consumidor entre outros. 
Alunos da Escolinha de Futebol
Dentre os projetos desenvolvidos pela Unidade, destaca-se a Escolinha de Futebol:


Ela constitui-se de uma ação social implantada na Unidade em 14 de agosto de 2014 com o objetivo de utilizar o esporte em sua modalidade e o futebol como expressão de cultura e rendimento, enfatizando a inclusão social, traduzida como um fator de desenvolvimento e transformação humano, no caso, das crianças, gerando mais saúde, mais equilíbrio, agregando valores como instrumento para capacitar pessoas a ingressarem construtivamente na sociedade, já que os alunos frequentam o ambiente militar, que além de influenciador da cultura casernal, também promove a inspiração profissional.

O objetivo dessa ação social é de oferecer oportunidade de aprendizagem dos fundamentos do futebol, contribuindo para o desenvolvimento pisco-físico-social de crianças e adolescentes, através da prática de futebol no âmbito do Batalhão de forma orientada e com acompanhamento técnico.
Especificamente, objetiva-se com o projeto, influenciar na formação do cidadão de maneira positiva, buscando a inclusão social através de iniciativas e ações técnicas-didáticas e pedagógicas voltadas ao equilíbrio dos processos de interação social cooperativa e competitiva de forma consciente e reflexiva.  
·               O projeto visa ainda:
·               Realizar o intercâmbio social e solidariedade através do futebol;
·               Promover a aprendizagem em grupos;
·       Proporcionar oportunidade à participação em eventos esportivos e culturais como, Torneios e campeonatos;  
·       Incentivar o futebol como atividade alternativa às drogas e tempos ociosos, estimulando à vida saudável e prevenção às doenças;  
·            Combater a evasão escolar e a repetência;
·    Desenvolver a prática regular de atividades físicas, gerando mais saúde, equilíbrio psicológico, físico e motor;
·            Estimular o trabalho em grupo e a convivência comunitária;

·          Descobrir novos talentos, possibilitando um ponto de partida para uma possível ascensão social.


Clique nos links abaixo e leia sobre cada um dos projetos que são desenvolvidos pelo 4º BPM.