Estrutura do 4º BPM

TEN CEL QOPM Jaime Porfírio de Sousa 
Sob o comando do Tenente-coronel QOPM Jaime Porfírio de Souza está um efetivo de 295 policiais militares nos quadros de Oficiais e Praças, empregados no serviço administrativo e operacional, sendo que os oficiais estão empregados nas chefias de seções que compreendem o Sub Comando, Assessoria Jurídica, Tesouraria, P/1, P/2, P/3, P/4, FAM, Serviço de Saúde, Almoxarifado, Seção de Ensino, Ascom, Transporte, Trânsito e Comando de Pelotões e Companhias.

No serviço operacional os policiais estão distribuídos nas diversas modalidades de policiamento, como: Comandante de Policiamento da Unidade, Patrulha Bancária (PABAN),  Patrulha Escolar, Rádio Patrulha e Fórum. A Unidade conta ainda com um Pelotão especializado da Força Tática e Força Tática Cães, empregados especialmente nas ocorrências de média complexidade e outras ações repressivas à criminalidade.


O 4° BPM ainda dispõe de um efetivo de 05 policiais no quadro de músicos, cuja Banda de Música se encontra desativada, mas que sempre teve um papel importante nas ações sociais, pois abrilhantava as solenidades desta Unidade e demais eventos nesta cidade de Gurupi e toda a circunscrição da Unidade, com a realização de tocatas e projetos musicais durante todo ano.

Viaturas - A Unidade dispõe de 73 viaturas, entre micro-ônibus, caminhonete, carros e motos, distribuídas em toda área composta por 17 municípios, na realização do policiamento diuturno, sendo  31 locadas e 42 da Instituição.

O 4º BPM, ainda dispõe para o atendimento de ocorrências, dois aparelhos etilômetros e um decibelímetro, que auxiliam os policiais no atendimento de ocorrências que envolvem embriaguez e perturbação do sossego público.