PROERD – Programa Educacional de Resistência as Drogas do 4º BPM

Tenente-Coronel Barbosa durante solenidade de formatura do Proerd/2018
O PROERD, sendo uma atividade educacional preventiva, é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável, feliz e principalmente mais segura. Assim, acreditamos no sucesso deste programa, com certeza os jovens e crianças que a cada ano recebem seus certificados após o período dos encontros com os policiais que repassam os ensinamentos, estão preparados para dizerem não às drogas e à violência.
Formatura do Proerd - mais de mil alunos certificados no 1º semestre/2018
Acreditando nessa parceria (escola, família e polícia militar) o PROERD tem como ideal, proporcionar o crescimento e o desenvolvimento global das crianças, tornando-os cidadãos críticos, com discernimento, capazes de ajudar no tão sonhado processo de construção de um mundo melhor.
Com o objetivo de oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir e reduzir o uso de drogas e a prática de violência entre crianças e adolescentes, o PROERD atende as escolas na zona urbana, Fundação BRADESCO, entre outros municípios, levando à informação e prevenção as pessoas que mais necessitam dela. Neste segundo semestre o 4º BPM pretende estender o Programa também para outros municípios.
“Trabalhar junto à comunidade não é fácil, talvez fosse muito mais prático desenvolver trabalhos burocráticos e sistêmicos. Porém é só estando no seio da comunidade, convivendo com os problemas “in loco” que podemos organizar e planejar nossa ação afim de que os objetivos sejam realmente alcançados”, diz o comandante.
Em Gurupi o PROERD está sendo desenvolvido desde agosto de 2002, numa parceria entre a Diretoria Regional de Ensino, Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar do Estado do Tocantins. Atualmente o PROERD está sendo desenvolvido nas cidades de Gurupi, Formoso do Araguaia, Fundação Bradesco e Aliança do Tocantins.
Desde a sua implantação no ano de 2002 até o mês de julho de 2018 a Unidade já certificou mais de 54 mil alunos participantes do programa.

Instrutores e/ou mentores do Proerd do 4º BPM

1º TEN QOA Shirley Rocha Albino – Mentora/Gurupi;
CB QPPM Gidalte de Araújo Borges - Instrutor/Gurupi
CB QPPM Cíntia Maria Antunes do Vale – Instrutora/Gurupi;
CB QPPM André Américo Vieira - Instrutor/Gurupi

Baile de Debutantes









Saiba mais sobre o baile de debutantes do 4º BPM clicando AQUI