Ocorrências de destaque

Caminhão utilizada para fuga e transporte do dinheiro roubado
4º BPM recupera mais de 5,4 milhões roubados de uma agência bancária em Gurupi

(4º BPM – GURUPI) – Na madrugada do dia 12 de junho de 2017, os policiais militares intensificaram as buscas no intuito de localizar os suspeitos de praticarem o roubo a uma agência bancária, no centro de Gurupi. Numa estrada que dá acesso ao município de Cariri, as equipes da PM que faziam a varredura depararam com um caminhão baú, dentro dele havia explosivos e a quantia de R$ 5.919.220,00.
Dinheiro recuperado pela PM

A ação exitosa da PM é fruto de um plano de segurança que permite ao efetivo estar preparado para agir em situações de crimes complexos, como os de roubo a banco, que envolve a participação de muitos autores fortemente armados.

Dinamintes apreendidas pela PM
Além do dinheiro e do caminhão foram apreendidos no mesmo dia e local, duas caminhonetes, sendo uma VW/Amarok com placa de Teresina – PI e uma Toyota/Hilux de Mossoró-RN. Em uma delas foram encontrados explosivos, já na outra uma pistola e alguns projéteis.

Fuzil localizado pela PM durante as buscas
Ainda em diligência, dois dias após o crime, foi localizada uma carabina de calibre 5.56, abandonada na zona rural de Cariri.

A suspeita é que todos os veículos juntamente com as armas e munições estavam em poder dos assaltantes.  

Sobre o roubo

O roubo aconteceu na noite anterior a apreensão, quando criminosos invadiram o município, fizeram cinco homens reféns e explodiram o cofre da agência bancária. Após a explosão os autores subtraíram o dinheiro e incendiaram quatro veículos, sendo três carros e uma moto. No trajeto da fuga os indivíduos efetuaram vários disparos que acabou atingindo uma mulher.


A vítima lesionada foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital. Quanto aos reféns foram soltos numa estrada da zona rural, próximo a Cariri.  


Em 2005, outra ocorrência que teve grande repercussão foi uma tentativa de roubo ao carro forte, ocorrido na rodovia TO 280, que liga Gurupi a Peixe. Após tentativa frustrada, os autores Jorge Rodrigues Ozório, José Alves Brito, Durval de Sousa, Marcos Fernandes Silva, Edison Alves Pereira, Edison Maximiano Custódio e José Ribeiro foram recapturados a 5 KM de Gurupi.
Os bandidos ocupavam um veículo F 4000 verde, placa KIV-2936, de Serra Talhada-PE, com armas e munições de grosso calibre, que foram apreendidas juntamente com os autores e entregues à Polícia Federal. As armas apreendidas foram dois fuzis AK 47, três pistolas 9mm, uma pistola 380, dois fuzis AR-15, um Fuzil.50, uma metralhadora calibre 12, uma metralhadora UZE 9mm UP 1276.
No carregamento haviam ainda 17 carregadores para AK 47, AR-15, 9mm, ponto 50 e pistola 380, além de 698 munições de calibres 7.62, 9mm, 556, 380 e .50. Foram apreendidos ainda cinco balas clave, três coletes anti-balísticos, um motor corte STHIL, um cabo de aço e um pé de cabra.



No ano de 1996 uma ocorrência atendida por policiais do 4º BPM teve destaque em rede nacional, que foi a prisão do fugitivo da CEPAIGO, Leonardo Pareja. A prisão foi efetuada por uma equipe de policiais comandada na época pelo tenente Edvan (hoje Tenente-Coronel Edvan - atual comandante da Unidade).

Leonardo Pareja, após a fugir da prisão, saiu em direção ao Tocantins, e ao furar uma barreira montada por uma equipe de policiais no Tocantins, foi realizada perseguição e o carro que estava o fugitivo foi alvejado por um tiro de fuzil, em seguida ele foi recapturado e preso.